quinta-feira, 23 de maio de 2013

Zinco Contra a Oleosidade da Pele


Muitas pessoas quando pensam em pele bonita e saudável, lembra das Vitaminas, A, E, C, D, B, entre outras, mas esquecemos dos minerais que também são importantes. Hoje venho aqui direto do meu dermatologista, falar do segredinho do melhor mineral contra a oleosidade da pele e combate as acnes que tanto nos incomodam para ter uma pele perfeita.


Fui ao meu dermatologista no qual eu já fazia outro tratamento, muito mais forte, mas o qual tinha muitos efeitos colaterais, e acabei desistindo, pois um dos efeitos era ressecar o cabelo, e como aqui todo mundo sabe, lutei muito para ter cabelos saudáveis, e agora que estava conseguindo, não ia começar a estaca de novo do zero com os cabelos, e ficar com o rosto cheios de espinha também não dá né?! Por isso fui no dermato procurar um tratamento alternativo, com produtos tópicos, vitaminas e minerais.

Ele me passou 3 produtinhos manipulados, são eles:


1º- É uma cápsula a base de Vitamina A + Zinco,
2º- Um sabonete para limpeza do rosto com pirionato de zinco e erva doce,
3º- Loção de água de rosas com sulfato de zinco e ácido salicílico.

Podemos observar que os 3 produtos tem na composição ZINCO, então a questão foi, quais maravilhas o zinco faz por nós???

Zinco e nossa Saúde?

O principal papel do zinco no organismo acontece no sistema imunológico. O zinco é importante tanto para a síntese de células imunológicas como em sua ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos. 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), pessoas que não consomem quantidades suficientes de zinco têm maiores chances de sofrer com ação de agentes infecciosos, e por isso, passam mais tempo doentes se comparadas com aquelas que têm uma ingestão de zinco adequada. 

O zinco também protege o organismo por ter ação antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres em nosso corpo. Esse tipo de molécula, afeta negativamente as funções das células, aumentando as chances de desenvolver tipos diferentes de câncer. 

Além disso, aproximadamente 100 enzimas diferentes precisam do zinco para conseguir catalisar reações químicas que mantém as funções celulares eficientes. Por isso, o zinco, além de ter papel importante em nossa imunização, ainda ajuda praticamente todo o corpo a funcionar melhor. 

Zinco e a Pele?

Ele mantém a imunidade da pele sempre alerta contra invasores como os vírus e as bactérias, controla a secreção sebácea, sendo interessantíssimo para quem tem acne ou pele oleosa, ajuda a clarear e ainda é fundamental para a proteção do colágeno e a elastina. O zinco em cápsulas ou creme traz benefícios únicos para a pele das mulheres com acne, pele oleosa ou queda de cabelos. Ele atua também contra a testosterona, que é um dos hormônios que aumenta a queda capilar, e também diminui a produção de secreção das glândulas sebáceas, diminuindo assim a oleosidade e as acnes!!!

O que a Falta de Zinco Causa?

A carência de zinco na dieta alimentar está associada a diversos problemas como: perda de cabelo, lesões na pele, unhas quebradiças, diarreias, perda de apetite, perda de peso, apatia, cansaço e depressão, retardamento no crescimento, maior tempo para cicatrização de ferimentos, etc.

O organismo humano não produz zinco e por isso é essencial consumir alimentos que sejam fontes deste mineral. Alguns desses alimentos são: carne vermelha, mariscos, aves, feijão, grão-de-bico, ervilha, nozes, amêndoas, castanhas, cereais. E se você não consegue ter uma alimentação balanceada pela correria do seu dia-a-dia a melhor maneira e tomar suplementos vitamínicos que possuam Zinco nos componentes.

Lembrando que nada em excesso faz bem a saúde. A dosagem ideal é até 50 miligramas de zinco por dia, por isso se você achou interessante utilizar zinco para o cuidado de sua pele, converse com seu dermatologista, que ele irá indicar a quantidade ideal para você!!!

Se você quiser as fórmulas passadas para mim levar ao seu dermatologista, passarei apenas por e-mail. E deixo bem claro que não sou médica, e por isso é muito importante que se quiser seguir este tipo de tratamento para pele, deve ter acompanhamento de um profissional.

Espero que tenham gostado de saber dos benefícios do Zinco para Pele!!!
Mas usem com sabedoria!!!

Postar um comentário